
Os principais campeonatos de futebol do mundo, incluindo o Brasileirão, farão uma breve pausa a partir desta segunda-feira (2) para a Data FIFA de setembro, a primeira desde a conclusão da Eurocopa e da Copa América, dois dos maiores torneios de seleções além da Copa do Mundo.
Entre as principais atrações do período estão os jogos da Seleção Brasileira contra Equador e Paraguai, válidos pelas eliminatórias da Copa do Mundo de 2026, além do início da Uefa Nations League, que promete clássicos emocionantes e a reedição de uma final de Mundial.
As partidas da Argentina e de Portugal também ganham destaque, mas por motivos distintos: os argentinos enfrentam Chile e Colômbia pelas eliminatórias, mas sem Lionel Messi, que está afastado devido a uma lesão nos ligamentos do tornozelo direito; enquanto os portugueses contam com o retorno de Cristiano Ronaldo após a frustrante campanha na Euro.
Sob o comando de Dorival Júnior, a Seleção Brasileira busca se recuperar da má impressão deixada na Copa América em seus duelos contra Equador e Paraguai, válidos pelas 7ª e 8ª rodadas das eliminatórias. O Brasil, atualmente com sete pontos, ocupa a sexta posição na tabela, garantindo até agora a última vaga direta para o Mundial.
Entre os nomes de destaque na convocação estão os atacantes Estêvão, do Palmeiras, e Luiz Henrique, do Botafogo. Raphinha, que iniciou a temporada em alta pelo Barcelona, está suspenso do primeiro jogo e, por isso, não foi chamado pelo treinador da Amarelinha.